Curiosidades: Estatística descritiva
A estatística descritiva é utilizada para descrever as características básicas dos dados de um estudo. Fornecem resumos simples sobre a amostra e as medidas. Juntamente com análises gráficas simples, formam a base de praticamente todas as análises quantitativas de dados.
Com estatísticas descritivas descreve-se o que é ou o que o que se pode observar. Por conseguinte estas são utilizadas para apresentar descrições quantitativas de uma forma exequível. Num estudo de investigação, podemos ter muitas medidas, ou podemos medir um grande número de pessoas em qualquer medida. A estatística descritiva ajuda-nos a simplificar grandes quantidades de dados de uma forma sensata. Cada estatística descritiva reduz muitos dados a um resumo mais simples.
Análise univariada
A análise univariada envolve análise de uma variável de cada vez. Há três características principais de uma única variável que temos tendência a analisar:
. a distribuição
. a tendência central
. a dispersão
Na maioria das situações, descreveríamos todas estas três características para cada uma das variáveis do nosso estudo.
Decrever-se-á que características e as medidas que podem ser analisadas na Análise Univariada.
Referências Bibliográficas:
. William, M.K. (2022, 29 de Maio). Descritive statistics. Conjoint.ly. https://conjointly.com/kb/descriptive-statistics/
. Santos, C.M.L.S.A ( 2010). Manual de Apendizagem: Estatística Descritiva (2ª Ed.), Lisboa, Edições Sílabo
. Reis, E., Melo, P., Andrade, R., Calapez, T. (2015). Estatística Aplicada (6ª Ed.), vol.1, Lisboa, Eduções Sílabo